sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Frase de hoje...


"A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois".(Arthur da Távola)

Mensagem...



Bem-vindos à Holanda

Quando você vai ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem a Itália. Compra logo uma boa quantidade de livros de viagem e faz os seus planos maravilhosos. O Coliseu. O Miguel Ângelo. As gôndolas em Veneza. Pode até aprender algumas frases úteis em italiano. É tudo muito excitante. Depois de meses de expectativa, chega finalmente o dia. Faz as malas e lá vai para o aeroporto. Horas mais tarde, o avião aterra. A hospedeira chega perto de ti e anuncia “Bem-vindo à Holanda".
"Holanda?!?" pergunta você. “O que é isso de Holanda? O meu vôo era para Itália! Eu devia estar em Itália. Toda a minha vida eu sonhei ir a Itália”.
Mas, houve uma mudança do plano de vôo. O avião aterrou na Holanda e tem que ficar ali.
O mais importante é que eles não a levaram para um lugar horrível, desagradável e sujo, cheio de pestilência, fome e doenças. É só um lugar diferente.
Assim você precisa sair e ir comprar novos livros de viagem. E precisa aprender uma linguagem completamente nova. E vai conhecer um novo grupo de pessoas que nunca teria encontrado.
É um lugar diferente. Com um ritmo de vida mais lento, menos buliçoso e aparatoso. Mas depois de lá permanecer mais um tempo, logo que tenha passado a agitação, você olha em seu redor e começa a dar-se conta que a Holanda tem os moinhos de vento... e a Holanda tem as tulipas. A Holanda até tem os Rembrandts.
Mas todas as pessoas que você conhece vão e vêm de Itália... E todas se gabam das maravilhosas férias que lá passaram. E para o resto da sua vida você dirá "Sim, era ali para onde eu deveria ter ido. Isso era o que eu tinha planejado”.
E essa dor nunca, nunca, nunca mais passará... Porque a perda desse sonho é uma perda muito significativa.
Mas... Se você passa a vida a lamentar-se com o fato de não ter ido a Itália, nunca terá o espírito livre para desfrutar as coisas muito especiais, as coisas maravilhosas... Da Holanda.

Por Emily Perl Kingsley
Traduzido por Nuno Lacerda

O ato de educar e a afetividade

Elisiane Magalski
O olhar do professor para o seu aluno é indispensável para a construção e o sucesso da sua aprendizagem. Isto inclui dar credibilidade as suas opiniões, valorizar sugestões, observar, acompanhar seu desenvolvimento e demonstrar acessibilidade, disponibilizando mútuas conversas.
Para Jean Piaget, é irrefutável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação; e conseqüentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência. A afetividade é atribuída como uma condição inevitável na construção da inteligência, mas, também não é suficiente. Ainda, define a afetividade como todos os movimentos mentais conscientes e inconscientes não-racionais (razão), sendo o afeto um elemento indiferenciado do domínio da afetividade.
Ao receber a atenção diferenciada, os alunos sentem-se mais confiantes e, logo no inicio do trabalho, apresentarão um avanço na aprendizagem e deixarão a professora mais confiante para assumir seu papel mediador e construir conhecimentos juntos.
Enfim, fica evidente a importância que tem para nós, educadores, o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções, da força motora das ações ou do desejo e da transferência, para o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente, para uma melhor relação entre este e o professor. A escola, portanto, deve voltar-se para a qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.