sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mensagem...



Bem-vindos à Holanda

Quando você vai ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem a Itália. Compra logo uma boa quantidade de livros de viagem e faz os seus planos maravilhosos. O Coliseu. O Miguel Ângelo. As gôndolas em Veneza. Pode até aprender algumas frases úteis em italiano. É tudo muito excitante. Depois de meses de expectativa, chega finalmente o dia. Faz as malas e lá vai para o aeroporto. Horas mais tarde, o avião aterra. A hospedeira chega perto de ti e anuncia “Bem-vindo à Holanda".
"Holanda?!?" pergunta você. “O que é isso de Holanda? O meu vôo era para Itália! Eu devia estar em Itália. Toda a minha vida eu sonhei ir a Itália”.
Mas, houve uma mudança do plano de vôo. O avião aterrou na Holanda e tem que ficar ali.
O mais importante é que eles não a levaram para um lugar horrível, desagradável e sujo, cheio de pestilência, fome e doenças. É só um lugar diferente.
Assim você precisa sair e ir comprar novos livros de viagem. E precisa aprender uma linguagem completamente nova. E vai conhecer um novo grupo de pessoas que nunca teria encontrado.
É um lugar diferente. Com um ritmo de vida mais lento, menos buliçoso e aparatoso. Mas depois de lá permanecer mais um tempo, logo que tenha passado a agitação, você olha em seu redor e começa a dar-se conta que a Holanda tem os moinhos de vento... e a Holanda tem as tulipas. A Holanda até tem os Rembrandts.
Mas todas as pessoas que você conhece vão e vêm de Itália... E todas se gabam das maravilhosas férias que lá passaram. E para o resto da sua vida você dirá "Sim, era ali para onde eu deveria ter ido. Isso era o que eu tinha planejado”.
E essa dor nunca, nunca, nunca mais passará... Porque a perda desse sonho é uma perda muito significativa.
Mas... Se você passa a vida a lamentar-se com o fato de não ter ido a Itália, nunca terá o espírito livre para desfrutar as coisas muito especiais, as coisas maravilhosas... Da Holanda.

Por Emily Perl Kingsley
Traduzido por Nuno Lacerda

Nenhum comentário: